YT Sixth Avenue - шаблон joomla Продвижение

A Conhecer/ Visitar

  • Slide 1
    Mosteiro do Divino Salvador de Freixo de Baixo
  • Slide 2
    Igreja Matriz de S. Miguel de Freixo de Cima
  • Slide 3
    Capela de Nossa Senhora do Leite
  • Slide 4
    Casa da Faia

O Mosteiro do Divino Salvador de Freixo de Baixo (Rota do Românico) é um excelente exemplar do românico do século XII.

A origem do Mosteiro de Freixo de Baixo é anterior a 1120 e enreda-se nos habituais patrocínios familiares, como assinala o autor da Corografia Portuguesa em 1706: "fundado pelos anos de 1110 por Dona Gotinha Godins, mulher de Dom Egas Hermigis o Bravo, sogros de Dom Egas Gozendes, que viveo em tempo delrey Dom Afonso o Sexto" estando associado à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.

No século XVI residiam já poucos cónegos neste mosteiro (então uma Comenda da Ordem de Cristo) sendo que D. João III doou-o aos dominicanos do convento de São Gonçalo de Amarante, doação confirmada dois anos depois pelo Papa Paulo III.

É um templo bastante original, na medida que se encontra praticamente inalterado da sua forma original, apesar de ter sido restaurado há cerca de cinquenta anos. Devido à sua ampla torre defensiva inclui-se no grupo das obras religiosas fortificadas.

A Igreja Matriz de S. Miguel de Freixo de Cima, cujo orago é o Arcanjo S. Miguel.

Os mais ligados à terra, detentores de uma fé mais tradicional, elegeram esta igreja para manifestarem e viverem a sua fé. A sua localização, num espaço tipicamente rural, também convida a que assim seja.

A Igreja de uma nave e capela-mor retangular, ambas com tetos de madeira.

Tem torre sineira acoplada pelo lado norte e sacristia na cabeceira.

Uma inscrição na fachada (1787 ?) poderá indiciar a sua fundação.

Sabe-se que em meados do séc. XIX estava em mau estado.

O interior foi recentemente modernizado.

A Capela de Nossa Senhora do Leite, situada no lugar de S. Gens, nela é celebrado o culto a Nossa Senhora do Leite, que se realiza anualmente a 8 de Setembro de cada ano. Ali se venera a bonita imagem de Nossa Senhora, pelo que reza a história a sua origem remontará ao Séc. XVI, tendo sido reconstruída depois desta data.

A Casa da Faia, digna de destaque, é de origem incógnita, mas sabe-se que a sua torre medieval data do séc. XIV e que foi construída sobre uma ruina de arcaico casario do séc. XII. A Casa da Faia sofreu algumas obras de restauro depois de parte dela ter sido incendiada durante as invasões francesas.

A Casa de Alvellos (brevemente).

O Monte de S. Gens, é um aprazível local, povoado de frondosas e secular carvalhas, pinhal e outras árvores que emprestam a esta área um típico e maravilhoso colorido
cheio de luz. Aqui se realiza anualmente um importante arraial nos dias 7,8 e 9 de Setembro, onde consta uma relevante feira de gado Bovino, Suíno e Cavalar, loiças tradicionais de Barcelos, utensílios domésticos, máquinas agrícolas, cestarias, tanoarias, barracas de comes e bebes, etc.

O Parque de Lazer de Freixo, inaugurado em 2005, com o principal objetivo de colocar à disposição da freguesia um local de convívio e lazer. Deste parque faz parte um espaço apetrechado com mesas e grelhadores onde as pessoas podem confecionar as suas merendas. Desde a sua construção tem vindo a assumir um papel preponderante como polo de atracão turística.

A Lagoa de Freixo é uma zona balnear integrada na zona do Parque de Lazer, constituindo um marco indissipável para o bem-estar e para o turismo desta freguesia. Detentora de deslumbrantes recanto, de uma profunda tranquilidade, segurança e uma paradigmática proximidade com a natureza, a lagoa é um espaço muito aprazível e acolhedor capaz de proporcionar momentos de profundo lazer a todos os que a visitam.