A Freguesia - História

freguesia historia 2

Concelho de Amarante e Distrito do Porto. Situada a norte do concelho, é banhada pela ribeira de Freixo.

Ocupa atualmente uma área de 8,82 km2, segundo os censos de 2011 a sua população era de 3637 habitantes.

Esta é uma freguesia resultante da agregação das extintas freguesias de Freixo de Cima e Freixo de Baixo.

Esta agregação veio recuperar uma unidade territorial que se perdeu em 1758 (segundo arquivos da Torre do Tombo) aquando da fragmentação da então paróquia de Freixo.

Denominada em tempos por “Fráisseo”, um nome de origem germânica, a freguesia de Freixo vive essencialmente da agricultura, mais propriamente da cultura do vinho e da vinha, da construção civil, da indústria transformadora de madeira e do comércio e serviços.

Mantendo a tradição e características típicas das duas freguesias, existem ainda algumas bordadeiras do ponto de cruz, crivo e linho, ferreiros que fabricam sobretudo alfaias para a agricultura, artesãos na criação de cestaria, esculturas de madeira relacionadas sobretudo com a arte sacra e o fabrico de bombos.

Entre 1965 e 1971 foram exploradas minas de estanho, que entretanto foram desativadas.
É variada a gastronomia desta região, nela se destaca: cozido á portuguesa, cabrito assado, arroz de cabidela, mais vulgarmente conhecido por arroz de frango (pica no chão), sarrabulho doce, rojões, acompanhados do vinho verde, doces tradicionais, tais como: rosquilhos, cavacas, pão - de - ló, cacetes, biscoitos e outros.